Pós-Graduação

psicopedagogia

A especialização em Psicopedagogia tem como objetivo contribuir para a melhoria do perfil do educador como agente de transformação e desenvolvimento da sociedade. Além de habilitar para a docência oferecendo subsídios para a prática em sala de aula e no processo psicopedagógico clínico e institucional. 

 

 

Grade Curricular

1. Desenvolvimento Afetivo e Aprendizagem (20h)
Fases do desenvolvimento afetivo e emocional. Influência dos aspectos individuais sobre a percepção: aprendizagem, motivação, personalidade, sexo, cultura. Desenvolvimento de percepção e integração motora. Transferência e contra transferência na relação pofessor-aluno de desenvolvimento afetivo e de aprendizagem.

2. A Influência da Família no Processo de Aprendizagem (20h)
A dinâmica familiar, sua influência no processo de desenvolvimento afetivo e de aprendizagem. Envolvimento da família no processo escolar. Patologias familiares e suas repercussões na criança dos jogos.

3. Fundamentos Psicológicos da Psicopedagogia (40h)
O conceito de desenvolvimento em enfoques desenvolvimentalistas – teoria psicanalítica e cognitiva. Psicologia, fenômenos sociais e estágios do desenvolvimento humano. A natureza e a função da aprendizagem. A aprendizagem e a formação das estruturas cognitivas. Interface entre psicologia do desenvolvimento e psicologia da aprendizagem. A motivação do aluno.

4. Fundamentos de Neuropsicologia (20h)
Bases históricas da Neuropsicologia. Distúrbios identificáveis. Desorganização do conhecimento. Alterações de condutas. Lesões mais comuns. Alterações da memória. Deterioração mental na criança. Mecanismos cerebrais do desenvolvimento humano. Identificando portadores de necessidades especiais. Psicopatologia das condutas e funções humanas. Condutas agressivas e distúrbios de comportamento.

5. Dificuldades da Lecto-escrita, Matemática e Abordagens de Intervenção (40h)
Fundamentos na construção lógica matemática. O uso psicopedagógico dos jogos. O processo de construção da escrita e algumas abordagens de intervenção através das atividades lúdicas. Matérias didáticas e seus possíveis usos. Recreação e jogos na educação infantil, ensino fundamental e respectivas concepções em relação ao método, ao conteúdo e à avaliação. O jogo nas teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Conhecimento de atividades ligadas ao uso de jogos e brincadeiras na Educação.

6. Avaliação Escolar em uma Abordagem Psicopedagógica (20h)
A avaliação: pressupostos básicos. Avaliação formal e não formal. Concepções e práticas de Avaliação. Técnicas e instrumentos de avaliação. Perspectiva de avaliação no contexto escolar. Processo diagnóstico. Matriz do pensamento diagnóstico.

7. Métodos e Técnicas de Pesquisa (20h)
A ciência e a pesquisa educacional no Brasil. A pesquisa no Ensino Superior. Projeto de Pesquisa. Técnicas de estruturação e elaboração de projetos de pesquisa. Características do trabalho monográfico. Passos da elaboração do trabalho de conclusão de curso. Monografia. Norma e técnicas de apresentação de trabalhos científicos.

8. Metodologia do Ensino Superior (20h)
O modelo cognitivo. O processo ensino-aprendizagem. O professor em pauta. Intuito dos processos e o aluno real. Métodos e técnicas de ensino. Aprendizagem, trabalho em grupo, estratégico e individualizante. Diferentes métodos de ensino.. Processos comunicativos - socializantes.

9. A Psicopedagogia e suas Interferências nas Dificuldades de Aprendizagem e no Fracasso Escolar (40h)
Obstáculos da aprendizagem. A fundamentação teórica da alfabetização. Análise das causas e tipos de problemas de aprendizagem (variáveis pessoais, ambientais e interação entre elas). Processo corretor (intervenção psicopedagógica). O papel da psicopedagogia: terapêutico e profilático.

10. Ação Psicopedagógica (40h)
Vivência das atividades psicopedagógicas no cotidiano escolar. Orientações e discussões sobre problemas da ordem psicopedagógica. Modelos de intervenção psicopedagógica.

11. Práticas institucionais e clínicas. (60h)
Orientação supervisionada da práxis profissional, envolvendo aspectos de investigação, planejamento e execução em entidades educacionais e clínicas.

12. Intervenção Psicopedagógica (20h)
Diferentes formas e processos de intervenção nas dificuldades de aprendizagem.


13. A Formação Docente para a Educação (20h) - SEMINÁRIOS
Recentes tendências do ensino. Tendências e métodos de ensino. Relações entre o educador e o educando. O processo de comunicação. Tendências básicas de comunicação verbal e não-verbal. As bases técnicas de comunicação do ensino e do trabalho docente. A comunicação como agente facilitador na construção de competências e habilidades

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